Palavra do presidente

palavra do presidente do 51° Congresso abtcp 2018 |  Francisco Razzolini

Francisco Razzolini

Transcorridos os primeiros 50 anos da ABTCP, período onde a indústria brasileira de celulose e papel se consolidou como uma das mais importantes e pujantes do mundo, atingindo 20 milhões de toneladas, o segundo maior fabricante de fibras virgens do planeta, onde não crescemos somente em capacidade, mas também em qualidade, tecnologia e gestão. Nos deparamos, agora, com a necessidade de nos prepararmos para a construção e consolidação de um novo ciclo.

Este novo ciclo se desenvolverá no caminho da revolução digital, buscando mais eficiência, confiabilidade, velocidade de ações e realizações e maior competitividade, sempre pautado na sustentabilidade, com o melhor uso dos recursos renováveis e menores impactos ambientais e sociais. Há o enorme desafio do desenvolvimento da tecnologia, da interação homem-máquina, da capacitação e preparação dos profissionais que irão promover as transformações.

O 51º Congresso Internacional de Celulose e Papel traz este ano a chamada temática: ALÉM DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: conexões humanizadas entre design, inovação, tecnologia e cultura. Teremos também os trabalhos e discussões nas áreas já tradicionais do nosso setor.

Este ano, em parceria com a Rede Ibero-Americana de Docência e Investigação em Celulose e Papel (Riadicyp), também será realizado simultaneamente o Congresso Iberoamericano de Investigação em Celulose e Papel (Ciadicyp).

O evento será a melhor oportunidade para a atualização de conhecimentos e tendências e de participar da maior rede de trabalho da nossa indústria.

Venha apresentar, conhecer e discutir as visões e experiências com renomados profissionais do setor de celulose e papel e segmentos afins, para juntos podermos gerar e difundir os conhecimentos ao setor com maior amplitude e alcance. Que tenhamos um grande congresso!

palavra do presidente do X CIADICYP 2018 |  luis pereira ramos

luiz pereira ramosA RIADICYP é uma associação ibero-americana marcadamente acadêmica, de rede aberta, que tem o objetivo de semear e promover o relacionamento entre pesquisadores, engenheiros industriais e gestores ibero-americanos e de outros países que atuem nas áreas de materiais lignocelulósicos, celulose, papel e fibras recicladas. Desde 2000, a RIADICYP realiza um congresso bianual intitulado CIADICYP que já se caracterizou como um evento de renome internacional nestas áreas de pesquisa e desenvolvimento. O evento já teve como sede as cidades de Iguazú – AR (quem somos), Campinas – BR (o que pesquisamos), Córdoba – ES (como disseminar nossa pesquisa), Santiago e Valdivia – CL (biotecnologia florestal e tecnologia industrial-ambiental), Guadalajara – MX (reciclagem de papel e impressão), Lisboa – PT (novos paradigmas), São Paulo – BR (em conjunto com a ABTCP), Medellín – CO (química da biorrefinaria), Espoo – FI (desenvolvimento tecnológica inovação) e, para 2018, temos o prazer de anunciar a realização do X CIADICYP em São Paulo – BR, repetindo a experiência exitosa de 2012, quando foi realizado pela primeira vez em parceria com a Reunião Anual da ABTCP. Essa nova edição do evento versará sobre os desafios científicos e tecnológicos ainda existentes para o uso sustentável de recursos renováveis em escala industrial, visando à produção de biocombustíveis, insumos químicos e materiais inovadores para a indústria de transformação e de consumo.

A RIADICYP já vem de uma longa história de parcerias bem-sucedidas com a ABTCP, inclusive com a realização conjunta de dois eventos em que ambas usufruíram da qualificação, impacto e representatividade de seus membros em uma convivência harmoniosa e de grande complementariedade. Por essa razão, a Diretoria da RIADICYP aceitou com entusiasmo o desafio de construir mais uma grande história de sucesso com a ABTCP, tendo como a “Além da Quarta Revolução Industrial: Conexões Humanizadas entre Design, Inovação, Tecnologia e Cultura”. Portanto, ao dar boas vindas aos congressistas, repetimos aqui o nosso compromisso de compartilharmos com ética e responsabilidade o conhecimento cientifico e tecnológico nas áreas do conhecimento em que atuamos, e de conduzimos o planejamento e a organização do evento com a devida transparência, justiça e respeito a todos os nossos colegas e parceiros do setor.

design & programação by Zambo Digital.