Imprensa

Orientações para Assessores de Imprensa, Jornalistas e Fotógrafos

Assessoria de Imprensa ABTCP

A ABTCP divulga anualmente o congresso e a exposição internacionais de celulose e papel, bem como seus participantes, por meio de um trabalho conjunto de comunicação da entidade com as assessorias de imprensa dos expositores. Além das divulgações por meio de press releases, a equipe de imprensa da ABTCP convida os jornalistas para cobertura do evento próximo da realização do ABTCP 2018.

Nesta edição do evento não haverá Sala de Imprensa e os assessores de imprensa dos expositores deverão disponibilizar seus press releases no primeiro dia do ABTCP 2018 na mesa próxima à Secretaria Geral do ABTCP 2018, onde ficará uma recepcionista para receber o material. Neste atendimento, os jornalistas, que precisarem de apoio ou orientação sobre entrevistas, serão direcionados para a coordenadora de Publicações da ABTCP.

A Coordenadora de Publicações da ABTCP, também responsável pelos trabalhos de imprensa da Associação, elabora anualmente um plano de atividades, a fim de obter a mais ampla cobertura do evento pela imprensa em geral. As eventuais reuniões para alinhamento do plano de comunicação do evento serão informadas no decorrer do ano aos contatos de expositores da ABTCP que deverão repassar a convocação para suas respectivas assessorias de imprensa participarem.

Em virtude do interesse da imprensa na cobertura dos painéis sobre mercado e principais assuntos técnicos do programa do Congresso ABTCP, a realização de Coletiva de Imprensa pela ABTCP será uma decisão tomada, de acordo com a necessidade de atendimento aos jornalistas por presença de autoridades.

Como a confirmação de autoridades é feita muito próxima da realização do evento, os convites aos jornalistas para cobertura do ABTCP 2018 são feitos de forma personalizada. Qualquer decisão por realizar a Coletiva de Imprensa será comunicada aos jornalistas próximo do início do evento.

Observação: no caso de jornalistas que se apresentarem para cobrir o evento, a concessão da credencial de imprensa só será permitida aos profissionais que informarem seu número de MTb. ou que apresentarem cartão de visita do veículo para o qual trabalham.

Atenção: não será concedida credencial de imprensa aos profissionais da área comercial de veículos de comunicação ou que não comprovarem a idoneidade da atividade profissional jornalística.

Também não será permitido abordar expositores para vender matérias/anúncios de divulgação do evento em outros veículos que não sejam os da ABTCP.

Jornalismo ABTCP e Publicação de Conteúdos

A equipe de jornalistas da ABTCP realiza a cobertura completa do congresso e exposição, com base na programação do ABTCP 2018, para publicação na Revista O Papel – edição impressa e website (www.revistaopapel.org.br) – redes sociais da entidade; no website do Guia ABTCP de Fornecedores & Fabricantes – Celulose e Papel (www.guiacomprascelulosepapel.org.br); site ABTCP (www.abtcp.org.br); e no Boletim de Balanço do ABTCP 2018, que será divulgado e disponibilizado no menu Imprensa do site
www.abtcp2018.org.br.

Produção Fotográfica da ABTCP 2018

A ABTCP contratará um fotógrafo oficial para captar imagens destinadas às suas ações institucionais de assessoria de imprensa, comunicação e jornalismo. As fotografias produzidas por este profissional especializado serão disponibilizadas pela ABTCP no site www.abtcp2018.org.br aos expositores posteriormente ao evento.

Os expositores poderão contratar outros fotógrafos para realizar suas coberturas fotográficas exclusivas. Este fotógrafo deverá ter seu trabalho autorizado previamente pela ABTCP, por meio do expositor contratante, e poderá atuar na produção de imagens exclusivamente do estande deste expositor e dos locais, onde a empresa estiver presente.

NOTA IMPORTANTE: a empresa ou profissional escolhido pelo expositor para realizar esse trabalho fotográfico deverá ter sua credencial solicitada pelo expositor à ABTCP (por meio de carta de autorização apresentada no CAEX) e preenchendo antecipadamente o formulário “Solicitação de Credenciais de Expositores” até a data limite de 16/09/2018. Já o montador deverá credenciar o fotógrafo pelo formulário “Solicitação de Credenciais para Montadoras”, até a data limite 09/09/2018.

O expositor/montador será responsável por este fornecedor em caso de eventual indenização e/ou reclamação de outros expositores. O expositor/montador que quiser fotografar ou filmar o estande usando imagens do Transamérica ExpoCenter deverá solicitar autorização formal da ABTCP e Transamérica ExpoCenter com, pelo menos, 20 dias de antecedência ao evento. Este procedimento também deverá ser adotado para expositores, que desejarem fotografar ou filmar o jantar de confraternização. Sem essa autorização, não será permitido o acesso de fotógrafos ao evento.

design & programação by Zambo Digital.